Intercâmbio com o pastor Akif de Ussuriysk Representante de Primorsky, Rússia

Para ser sincero, eu tinha medo em dizer que “Jesus já lavou todos os nossos pecados! Todos os pecados estão encerrados!”

Pastor Akif da Rússia (Pastor representante da Região Primorsky, e pastor presidente da Igreja Batista Arca)

O pastor Akif da Igreja Batista na Província Marítima russa foi convidado a participar do Grande Seminário Bíblico de Seul e do Congresso de Líderes Cristãos em 2017. Por meio das palavras e comunhões, esse pastor voltou para a Rússia com o evangelho no seu coração e convidou a Missão Boa Notícia para que o evangelho fosse anunciado aos pastores e diáconos de sua igreja.
Desde então, em todos os cultos o pastor Akif passou a contar suas experiências na Coreia, e os membros que já estavam de coração aberto puderam aceitar e se alegrar com o evangelho.

O diácono Arlek que havia visitado a Coreia junto com o pastor Akif, também ouviu o evangelho e teve seu coração transformado. Após voltar à Rússia, anunciou o evangelho que escutara na Coreia para os membros da Igreja Batista de Vladivostok, a qual frequenta, e, pediu ao pastor presidente de sua igreja para que um missionário da Missão Boa Notícia pudesse ministrar a palavra no culto de domingo.

A maioria dentre os 180 membros daquela igreja aceitaram o evangelho ao ouvirem sobre a passagem bíblica que narra a história das pessoas que foram picadas pelas serpentes abrasadoras, mas quando olharam para a de bronze não lhes restou nenhum veneno, e que desse mesmo modo, o poder do sangue de Jesus derramado na cruz não deixou nenhum pingo de pecado em nosso coração. Ao realizar-se o CLF em Vladivostok, os pastores e 100 líderes da denominação batista na Província Marítima participaram e ouviram o evangelho.

O pastor 베냐민 que é o presidente da denominação batista em Khabarovsk e amigo do pastor Akif, também visitou a Coreia e escutou o evangelho. O pastor na escola teológica e 12 pastores participaram. Ao se anunciar o evangelho, fora dito que o Filho do Homem devia ser levantado do mesmo modo que Moisés levantou a serpente de bronze no deserto. Todos ficaram surpresos, pedindo que essa palavra fosse anunciada em suas igrejas. Dentre eles, o pastor 표드르 convidou a Missão Boa Notícia para ministrar a palavra no culto de quarta-feira, e solicitou a entrada imediata dos missionários da Coreia dizendo: “Temos muitas reuniões sem pastor neste lugar.”. No dia seguinte a palavra foi ministrada na igreja do pastor 베냐민, e o pastor 게나지, que possui a maior igreja batista em Khabarovsk, também pediu para ministrarem a palavra em sua igreja no culto de domingo.

Já o CLF realizado em Khabarovsk contou com a participação de 25 pastores, os quais obtiveram a fé exata mediante a palavra ministrada no Antigo Testamento, sobre os sacrifícios, a imposição de mão e a eterna redenção. Os trabalhos do evangelho estão se levantando em toda a região do extremo oriente da Rússia.

Em março de 2018, por recomendação do pastor Akif, houve um encontro com o pastor presidente Josep e seus membros da ‘Denominação Batista Irmãos’, uma denominação influente em Omsk. O pastor Josep é o presidente geral da Associação Regional da Sibéria na Rússia, como também é o responsável das atividades missionárias em toda a Rússia. No início, com um olhar desconfiado, ele lançou um questionamento sobre a doutrina, mas ao ouvir o evangelho por meio da história da mulher adúltera, abriu o coração desejando trabalhar junto com a Missão Boa Notícia.

Um dos pastores membro (amigo do pastor Akif) ficou grandemente emocionado com a palavra e pediu que ministrassem esta palavra na sua igreja também. Apesar dessa reunião não ter sido um culto regular, houve a participação de 70 membros, os quais ouviram com seriedade e ficaram admirados com o evangelho pregado pela Missão Boa Notícia.

O pastor Josep, que dirige a sede da ‘Denominação Batista Irmãos’, a maior e mais antiga igreja de Omsk, convidou o missionário da Missão Boa Notícia e pediu para trabalharem juntos imediatamente, comprometendo-se a visitar a Coreia no Verão para fortalecer o intercâmbio e os laços entre a Missão Boa Noticícia e a Denominação Batista.

Testemunho do pastor Akif

Na Rússia houve também a celebração do 500º aniversário da Reforma Protestante de Martinho Lutero, onde juntamente se celebrou o 150º aniversário do estabelecimento da Denominação Batista na Rússia. Convidei o pastor Sang Chul Lee da Missão Boa Notícia para este dia, pois ele é da Batista como nós, e sua forma de crer na Bíblia era semelhante à nossa. Ele me disse que na Coreia seria realizado um Seminário Bíblico, juntamente com um evento parecido a este, onde após 2 semanas fui convidado e visitei a Coreia. A celebração do 500º aniversário da Reforma Protestante de Martinho Lutero na Coreia era bem maior e diferente. Na Coreia do Sul o evangelho é anunciado ativamente e muitas pessoas se reúnem em pleno dia da semana, foi bem impressionante. No início eu achava semelhante a forma de cultuar e a forma de interpretar a Bíblia, mas com o passar dos dias senti que havia muitas coisas para aprender. Por isso adiei a passagem de volta por mais uma semana.
‘Como deixei passar despercebido tantas partes da Bíblia até agora!’
Mais do que tudo, pude conhecer mais clara e detalhadamente por meio da Bíblia sobre a verdade de que o pecado de todas as pessoas foi remido mediante crucificação de Jesus na cruz, e que isso foi consumado pela oferta do corpo de Jesus uma vez por todas. Até então eu achava que iria para o inferno devido ao pecado, mas pude ter o conhecimento de que as pessoas vão para o inferno por não crerem que Jesus lavou o pecado do mundo. ‘A oferta de Jesus é perfeita, grande e suficiente. E pelo Seu sangue nos aperfeiçoou lavando perfeitamente os pecados do passado, presente e futuro!’ A nossa carne sempre nos arrasta para pecar, mas a Bíblia já nos disse que fomos justificados. Até então faltava várias peças nesse “quebra-cabeça”, e sem saber o motivo eu sentia um vazio no coração. Mas indo à Coreia, pela graça de Deus pude ouvir o verdadeiro e perfeito evangelho, e vendo o grandioso desenho do evangelho o meu coração vazio foi preenchido pela palavra. Isso fez com que eu pudesse viver para Jesus, pregando o evangelho e tendo esperança no Reino. Assim como diz em Hebreus capítulo 10, Deus nos aperfeiçoou para sempre e mediante isso me tornei limpo e perfeito para sempre. Conhecendo o evangelho corretamente, pude pensar nos conteúdos que eu ministrava aos membros da minha igreja. A maioria das palavras que eu ministrava era sobre lutar contra as drogas, lutar contra o álcool, lutar contra o adultério, lutar contra o furto, etc, eram coisas da lei, mas diferente de mim, a palavra que os pastores da Missão Boa Notícia pregam e dão maior valor é o evangelho. Durante muito tempo eu preguei sobre como se livrar do álcool, mas a Missão Boa Notícia prega o evangelho. Escutei que ao crermos que todos os pecados foram lavados pelo sangue de Jesus, nos sobrevêm forças para vencer os pecados e levar uma vida limpa. Essa palavra cativou meu coração. Agora sim consigo enxergar muitas partes da Bíblia que se referem à essa verdade.

O evangelho não era sabedoria humana.
Voltando para a Rússia pensei: ‘Por valorizar outras coisas, não pude me focar no evangelho, que é o mais importante!’ Após isso preguei a palavra com foco no evangelho, e os olhares dos membros mudaram. Os membros sabiam que Jesus havia sido crucificado por nossos pecados, mas não sabiam sobre os sacrifícios pelos pecados que são falados no Antigo Testamento, e que Jesus havia Se tornado a grande oferta, lavando todos os nossos pecados pelo Seu sangue. Eu anunciei o evangelho mostrando na Bíblia que o sangue de Jesus lavou todos os nossos pecados do passado, presente e até do futuro. Para ser sincero, eu tinha medo em dizer que “Jesus já lavou todos os nossos pecados! Todos os pecados estão encerrados!”

Pois eu temia que as pessoas dissessem: “Se não temos pecado, então podemos pecar. Podemos viver do jeito que bem entendemos.” Mas quando preguei este evangelho, começou a surgir gratidão à Deus na minha igreja. Creio ser este o grande poder do evangelho. Satanás engana muitas igrejas e aprisiona muitos ministros no medo para que não anunciem o evangelho corretamente. Mesmo que Satanás procure desta forma impedir o evangelho, este evangelho não provém de sabedoria humana, pois o poder de Deus habita no evangelho, e quando o aceitamos e pregamos, o poder de Deus se manifesta. Continuamente desejo manter o intercâmbio e aprender com os pastores da Missão Boa Notícia.

O quanto as pessoas esperaram pelo Messias…

Fui convidado para a Cantata Natalina e estou na Coreia novamente. Vim junto com outros pastores. O nascimento de Jesus no 1º Ato tocou o meu coração. O quanto as pessoas esperaram pelo Messias…Muito emocionante, mas soou profundamente no meu coração. Especialmente agora, também penso que tem muitas pessoas esperando encontrar Jesus como Messias. Nesta segunda vez que visitei à Coreia, tive momentos de comunhão com muitos pastores, como fora no CLF. Quando fazíamos perguntas, os pastores abriam a Bíblia e nos conectavam com a palavra, especialmente as palavras concretas sobre o evangelho escondidas no Antigo Testamento, foi surpreendente. Agradeço por ter vindo à Coreia e por encontrar todos os que estão aqui presentes. Agora o mais importante para mim é que muitas pessoas ouçam este evangelho e recebam a salvação. Quero viver este curto tempo que restou focando somente no evangelho.